Mamografia

A mamografia é um exame que faz parte da rotina das mulheres com mais de 40 anos e tem como principal objetivo fazer o diagnóstico de forma precoce do câncer de mama. Ela também pode ser requisitada após o médico encontrar algum achado palpatório ou outro sintoma que indique o desenvolvimento dessa doença, que é a segunda neoplasia mais comum em brasileiras.

Apesar de conhecido, o exame de mamografia ainda levanta muitas dúvidas, principalmente em relação ao seu funcionamento e a possibilidade do desenvolvimento de problemas nas mamas. O exame consiste de uma radiografia feita apenas nas mamas. Esse exame gera uma imagem que permite o rastreamento do câncer de mama e de outras doenças nesta região.

O grande diferencial é que essa apuração consegue detectar tumores que são muito pequenos e que, por isso, muitas vezes não são sentidos ao toque. Por isso, recomenda-se a realização da mamografia de forma periódica após os 40 anos e, para mulheres com risco de desenvolvimento genético/hereditário desse câncer, a partir dos 35 anos.

Sobre o procedimento do exame, a paciente fica sem roupa na parte superior e coloca o seio no chamado mamógrafo, uma variante do aparelho tradicional de raio-x.

Durante a realização do exame, o seio é comprimido horizontal e verticalmente, cada mama de uma vez, e a radiografia é tirada. A sua duração é aproximadamente 15 minutos e, após o procedimento, a mulher pode ficar com um leve desconforto na área por conta da compressão das mamas, o que fica ainda mais perceptível se ela estiver no seu período menstrual.

É importante ressaltar, ainda, que essa análise clínica também pode ser realizada em pacientes com próteses de silicone, mas, nesse caso, precisam avisar anteriormente ao técnico.

Há a possibilidade, durante o procedimento, de o médico perceber que apenas a mamografia tradicional não será suficiente para tirar suas dúvidas ou dar o diagnóstico completo, podendo ser requisitados exames adicionais para permitir uma análise mais apurada. Além disso, também recomenda-se levar os resultados anteriores para que seja possível fazer comparações e identificar novas lesões.

Muitas mulheres se perguntam se esse exame causa algum tipo de problema nos seios. A mamografia foi pensada para reduzir ao máximo os possíveis problemas para as pacientes. A compressão diminui a quantidade de radiação necessária para a captação da imagem, o que não apresenta riscos para a mama.

Em relação a dores e desconfortos, é importante que cada mulher conheça o seu corpo e saiba respeitar os seus limites. Para as mais sensíveis, recomendamos que o procedimento seja marcado fora do período menstrual em que os seios estejam menos sensíveis. Isso fará toda a diferença e tornará a mamografia mais confortável para a paciente.

Entrando em contato com a Clinimagem, você poderá tirar suas dúvidas sobre o procedimento e agendar seu exame de mamografia de forma tranquila e segura. Você conta com uma clínica especializada e equipe altamente treinada com o que há de mais avançado no diagnóstico por imagens.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade.